super dicas Blog

agosto 17, 2017

Terapia das pedras quentes: benefícios da técnica milenar

Se você procura serenidade, relaxamento, calma e paz interior, a terapia das pedras quentes é para você!

Muito utilizada no inverno, a terapia com pedras quentes é uma massagem feita com pedras de basalto quentes em todo o corpo. Ela auxilia no relaxamento muscular e  alivia o estresse acumulado durante a correria do dia a dia.

A terapia das pedras quentes é milenar, e os chineses a utilizam desde antes da dinastia Shang, ou seja, cerca de 2000 – 1500 A.C., já se usava as pedras quentes para aliviar músculos cansados.

Em um ambiente tranquilo e relaxante, é feita uma massagem em todo o corpo com bastante óleo e, na sequência, o terapeuta realiza também uma suave massagem com a pedra aquecida deixando-a na pele durante alguns minutos, em pontos específicos do corpo, chamados de pontos-chave de acupressão.

Confira 11 benefícios da terapia com pedras quentes para a sua saúde:

  1. Relaxamento profundo;
  2. Eliminação de gordura e combate à celulite;
  3. Aumento da circulação sanguínea;
  4. Revigora o tônus muscular;
  5. Melhora no fluxo da energia vital;
  6. Estimula os processos fisiológicos, como respiração e digestão;
  7. Aumento da drenagem linfática;
  8. Alívio de dores musculares;
  9. Diminuição do estresse e tensões;
  10. Aumento do bem-estar;
  11. Melhora na mobilidade das articulações;

As pessoas que recebem a terapia das pedras quentes sentem-se recarregados energeticamente, o que aumenta a capacidade para trabalhar mais e melhor, e por períodos mais prolongados.

Saiba mais sobre a terapia com pedras quentes

A terapia com pedras quentes no Dharma Spa tem a duração de até 80 minutos e é ideal para os dias mais frios do inverno.

As pedras quentes são geralmente feitas de basalto, um tipo de rocha rica em ferro, o que facilita a retenção de calor. Normalmente, são utilizadas pedras de rios e riachos, porque são lisas devido a ação das correntes de água.

As pedras são colocadas em água quente até que atinjam a temperatura correta para o tratamento. Após, são colocadas sobre os pontos energéticos do corpo, fazendo com que a energia destes pontos seja facilmente distribuída, balanceando, assim,  a energia do corpo e da mente.

Por que escolher a terapia com Pedras Quentes?

Muitas pessoas se sentem confortáveis com o calor das pedras e assim conseguem relaxar mais profundamente. A terapia com pedras quentes é bastante indicada para pessoas que sentem frio e também possuem tensão muscular, e por isso, preferem uma massagem mais suave.

Desta forma, o calor relaxa os músculos, o que permite que o massoterapeuta trabalhe a musculatura de forma mais suave, sem colocar muita pressão nos movimentos.

Curiosidade

Você sabia que existem outras culturas que adotam a Terapia das Pedras Quentes no banho?

Os russos, por exemplo, distribuem as pedras no fundo da banheira e deitam sobre elas com o objetivo de absorver a energia que vem delas. Outro exemplo é uma ordem de monges japoneses que usam as pedras aquecidas no abdômen, após cada refeição, para facilitar a digestão.

Para quem a terapia das pedras quentes é indicada?

Todas as terapias possuem suas indicações e contraindicações. Não é diferente com a Terapia das Pedras Quentes.

A massagem com pedras quentes está contraindicada para indivíduos com asma aguda, cistite aguda, infecções agudas, ferimentos, doenças de pele, câncer e na gravidez.

Massagem ainda não é recomendada para:

  • Massagem nunca deve ser feita sobre contusões, pele inflamada, ferimentos, tumores, hérnia abdominal e áreas com fraturas recentes;
  •  Pessoas com doenças de pele infecciosas, rash ou feridas abertas;
  •  Após cirurgias;
  • Logo após sessões de quimioterapia ou radioterapia, a menos que seja recomendado por seu médico;
  •  Pessoas propensas a coágulos sanguíneos. Existe o risco dos coágulos se soltarem. Se você tem algum tipo de doença cardíaca verifique com seu médico se há alguma restrição para este tipo de massagem;
  • Mulheres grávidas devem sempre consultar o médico antes de receber massagem.

No Dharma Spa você pode contar com a terapia manual integrativa, que alia  a Massagem Manual ClássicaShiatsuPedras Quentes e Tui Na. A Terapia Integrativa é uma experiência completa e personalizada de terapia e tranquilidade!

Você também conta com profissionais capacitados em um ambiente especialmente preparado para receber você! Entre em contato conosco e marque seu horário!

instagram Instafeed