super dicas Blog

dores
março 10, 2022

Dores: como a massagem pode te ajudar?

Deixa eu adivinhar, você sente alguma dor no corpo que lhe incomoda durante o dia? A dor é um alerta natural, ou seja, um aviso de que algo não vai bem no nosso corpo. Em algumas situações, porém, essa manifestação se torna persistente, comprometendo a qualidade de vida. Confira abaixo como a massagem pode curar suas dores.

De forma resumida, podemos dizer que a dor aguda, consequência de um trauma ou doença, é aquela que dura menos de três meses. Quando o sintoma supera esse tempo, se transforma em dor crônica. Nesse caso, a dor deixa de ser um alerta e vira um problema, prejudicando o trabalho, as atividades diárias, a independência e a vida familiar e afetiva.

 

Quais as principais dores do brasileiro?

96% dos brasileiros já sentiram alguma dor no corpo e 95% têm dores todos os dias, segundo aponta a pesquisa Global Pain Index 2018, encomendada pela GSK.

No estudo, que mostra as dores que os brasileiros mais sentem, a dor de cabeça é apontada por 78% dos entrevistados como a que tiveram pelo menos uma vez nos últimos três meses. Em seguida, 63% relatam dor nas costas e 61% dores musculares em outras partes do corpo. Isso é o que indica pesquisa realizada pelo Ibope Conecta em parceria com a Advil.

Em meio a esse cenário, em que muitas pessoas ficam desassistidas, existe a possibilidade de explorarmos ainda mais o potencial das chamadas práticas integrativas e complementares a fim de controlar ou minimizar as dores. Para isso, existem técnicas que visam equilibrar corpo e mente do indivíduo, suavizar sintomas e devolver qualidade de vida.

A ideia da massagem, neste caso, é realizar movimentos que afetam positivamente o organismo, promovendo relaxamento muscular, melhorando a circulação local, reduzindo o estresse e criando uma sensação de conforto.

 

Principais dores e como a massagem pode te ajudar

 

1- Dor lombar: o desconforto na região lombar é a queixa mais comum da população mundial. Já existem evidências de que a massagem terapêutica não só diminui a dor no local, mas também reduz a incapacidade decorrente dela e alivia a ansiedade e a depressão entre quem tem o problema.

2- Fibromialgia: trabalhos científicos indicam que a terapia com massagem pode integrar o tratamento dessa síndrome, marcada por dores espalhadas pelo corpo. Além de reduzir a dor em si, observa-se a diminuição de fadiga e rigidez, bem como ganhos ao bem-estar mental.

3- Dor de cabeça: a massagem se destina particularmente às dores do tipo tensional, consideradas, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames dos Estados Unidos, a versão mais prevalente. Estudos revelam que essa abordagem minimiza a percepção, a frequência, a duração e a intensidade da dor.

4- Artrite e artrose: pesquisas apontam que sessões de uma hora de massagem uma vez por semana trazem melhoras significativas a pessoas com o desgaste no joelho. Também existem testes bem-sucedidos com pacientes enfrentando artrite reumatoide, distúrbio autoimune que afeta as juntas. A massagem melhora a mobilidade e a dor nos membros.

Saiba também os benefícios da massagem na sua rotina!

Como podemos aliviar as suas dores?

Depois de ler todos estes benefícios que a massagem pode te proporciona, você precisa de um momento relaxante!

O Dharma SPA Urbano é uma ilha de tranquilidade em meio à agitação das cidades, ideal para as pessoas que querem cuidar da saúde do corpo e da mente, mas tem pouco tempo para isso. Diferente de um SPA comum, em que você fica hospedado por um dia ou mais, o SPA Urbano oferece uma série de terapias e procedimentos que podem ser feitos em 30 minutos a 4 horas de duração e proporcionam a tranquilidade e relaxamento desejados! Podemos também montar opções com mais serviços e mais tempo de duração!

Clique na imagem e agende uma massagem para aliviar as suas dores!