Sem categoria
Terapias integrativas e complementares: Corpo, mente e alma em harmonia para a sua saúde
Mais que remediar, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são uma excelente opção para prevenir uma série de problemas. Hipertensão, depressão, ansiedade… São algumas das enfermidades com raízes psicossomáticas que muitas vezes partem de um modelo de vida estressante, conturbado e acelerado. As chamadas “doenças da mente” podem surgir da somatização do acúmulo de inúmeras complicações diárias, que vão desde problemas na vida pessoal até sobrecarga no trabalho.
Muitas destas terapias possuem nascentes milenares, representando uma variedade de conhecimentos passados de geração em geração, permanecendo até hoje como alternativas para uma rotina mais saudável, que harmoniza corpo e mente. Elas possuem uma abordagem ampliada no trato com a saúde, buscando a união de diferentes elementos para a construção de um bem-estar pleno do indivíduo. Mesmo não substituindo tratamentos tradicionais, as práticas integrativas servem como complemento natural, com potencial de promover boas sensações, contribuindo para uma maior vitalidade e alívio de tensões.
Dentre as PICS, encontramos atividades como meditação e Yoga, que detém a autopercepção e a respiração como pilares fundamentais, reunindo uma variedade de benefícios que vão desde a melhora na concentração até a redução do estresse. São práticas presentes na medicina Ayurveda, que possui como alguns dos princípios mais importantes o equilíbrio e harmonia entre corpo, mente e alma de forma integral, favorecendo um estilo de vida com mais autoconhecimento e conexão com o presente.
Respirar da maneira correta pode parecer muito vago para os não praticantes dessas técnicas, mas a forma como as terapias complementares trabalham este hábito tão fundamental em nossas vidas influencia diretamente na redução da aceleração cardíaca, diminuindo sintomas de ansiedade e beneficiando todo o corpo. Além disso, a respiração nasal é incentivada, filtrando melhor o ar que entra nos pulmões e aliviando a manifestação de doenças respiratórias, como a asma.
O Reiki é outra atividade inserida no conjunto de práticas integrativas que é recomendada para o tratamento de transtornos psicológicos. Mesmo que não substitua o trabalho de profissionais da psicologia e psiquiatria, o Reiki é indicado como complemento para atenuar traços de depressão e ansiedade, além de ajudar na diminuição de insônia e de dores crônicas.
Já a massagem é talvez um dos procedimentos mais populares dentre as terapias complementares. Os movimentos realizados pelo massoterapeuta estimulam uma melhor circulação sanguínea, reduzindo dores musculares e ajudando na eliminação de toxinas, fortalecendo o sistema imunológico.
As PICS foram reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde e institucionalizadas pelo SUS, alcançando uma importância e destaque na comunidade científica. A união da medicina convencional com as práticas integrativas e complementares não representa apenas tratamentos possíveis para doenças comuns, mas também uma oportunidade para a prevenção, servindo como uma opção valiosa para mais qualidade de vida e bem-estar.