Sem categoria
Tirar um tempo e organizar a vida: Por que é importante?
Você já parou para pensar em quantas das 24 horas do seu dia você tira para si, para relaxar a mente e organizar seus pensamentos?
Se você demorou muito tempo para responder a essa pergunta, saiba que muitas pessoas tem tido a mesma dificuldade para encontrar o equilíbrio entre as obrigações do cotidiano corrido e o autocuidado diário. Destinar um momento para nós mesmos pode sim parecer uma tarefa difícil na realidade atribulada em que vivemos, mas esse instante dedicado a nós reflete diretamente na maneira como sentimos bem-estar e satisfação nas atividades mais banais que promovemos durante todo o dia.
A saúde mental é uma pauta cada vez mais difundida nos últimos anos. O isolamento social levantou uma série de questionamentos sobre o papel do autocuidado em nossa qualidade de vida, e a grande maioria das discussões relacionadas ao assunto chegam a uma mesma conclusão: o tempo de qualidade que tiramos para cuidar de nós mesmos influencia não apenas em nossa mente, mas também em nosso corpo e em nossas relações.
Neste ponto, vale a pena você parar por um momento e se perguntar: O ritmo que adquiri em minha vida tem me feito bem e está de acordo com minhas expectativas? Minhas relações tem sofrido algum impacto pela falta de equilíbrio entre o tempo que tiro para cuidar de mim e o tempo que acabo destinando a outras pessoas? Quais sensações e sentimentos tem me gerado desconforto? Caso você não tenha conseguido responder imediatamente, não se preocupe, pois pensar nas respostas para essas questões é uma das coisas que você pode fazer por você em um instante individual reservado em sua rotina.
Mas se você realmente vê dificuldades em encontrar este tempo para você, não se desespere. Não é preciso jogar todas as suas tarefas para o alto, arrumar as malas e se mudar para um templo. O autocuidado pode vir de pequenas atitudes simples, que vão desde a atenção que você dá ao caminho que faz até o trabalho até a música que você escuta durante o banho.
Comece aos poucos, prestando atenção nos seus próprios pensamentos que você repetidamente tem experienciado. Caso você consiga mais espaço na sua agenda, busque praticar a meditação; ela é uma excelente aliada no combate ao estresse e na melhora do bem-estar, auxiliando ainda numa maior conexão com seu eu. E se meditar é um exercício ainda difícil para você, busque focar seus pensamentos em conteúdos que façam bem a você, como um livro do seu gosto pessoal, um filme que está para assistir há tempos, ou até mesmo uma musica que já te recomendaram, mas que antes você não deu atenção. Quando o objetivo é aliviar as tensões da mente, as opções são muitas.
Separe este momento para você também conhecer novas práticas que podem lhe trazer boas experiências, como tentar descobrir um novo talento, aprender uma nova receita, ou simplesmente ir a um lugar novo. E se você puder contar com a ajuda de profissionais para